quinta-feira, 10 de março de 2011

Acabou-se o que era...... Carnaval....e Blocos....



O grande vencedor do Carnaval: Orquestra Voadora (fonte: google images)


Um dos carnavais mais alegres dos últimos anos, sem dúvida.

A cidade estava completamente lotada. Pessoas de todos os cantos. Gaúchos, mineiros, paraenses e paulistas fizeram presença no público nacional. Chilenos, australianos, portugueses e ingleses, formando o bloco dos gringos para exemplificar como tinha gente. Por exemplo, era dificuldade pra tudo. Para pegar um taxi exigia-se muita paciência, e depois de conseguir um, mais paciência com o trânsito engrarrafado em função dos blocos.

Mas nada que tire a alegria do carnaval. Nem mesmo a falta de banheiro químico (e quando tinha, era impossível respirar) e nem os mijões de rua sem noção estragaram a festa.

Os foliões andavam nas ruas mais fantasiados do que em relação aos outros carnavais. Os clichês desse ano foram, o Cisne Negro, a mãozinha "curtir" do Facebook,  Loco Abreu (mamá yo quiero... mamá yo quiero llorar...), noivas (será que elas pensam mesmo em casar no carnaval?), fadas (essa fadinha...) Mario e Luigi, e a turma do Chaves. O mais original encontrado foi uma bela morena vestida de Whiskas (será que ela queria ser... comida pra gato?)

E os blocos? Ah os blocos! O Carnaval do Rio é isso! Democrático, espontâneo e cheio de alegria. Bom, em alguns blocos, as pessoas cantavam que o Rio é melhor que Salvador. Duas coisas diferentes, o Rio é o Rio, e Salvador é Salvador (!?) Politicamente correto só pra não criar polêmica. Questão de lógica clara. Ficar escutando axé music e gastar  muito dinheiro para comprar um abadá não deve ser muito animador logo de cara.


É claro, que não deu para curtir todos. Mas o 
Pequeno Observador, classificou os desfiles dos blocos levando-se em conta a alegria, música, evolução, e é claro, as pessoas que fazem os blocos. Segue a lista:


1º Orquestra Voadora - O Aterro foi um local perfeito para o desfile, havia espaço mesmo estando lotado as músicas e a alegria do bloco são únicos, não tem comparação. Muita gente fantasiada. Mesmo a falta de vendedores credenciados de cerveja e de banheiros químicos raros, não estragaram a festa.

2º Céu Na Terra- Um desfile pelas charmosas ruas de Santa Teresa, com a banda dentro do bondinho e claro, muitas fantasias, deram o brilho do desfile. O desfile do pré-carnaval foi ainda melhor, menos gente. Mas ainda é merecedor da segunda posição.

3º Sargento Pimenta/ Carvalho em Pé/ Bloco de Segunda- É claro que a atração principal foi o bloco dos Beatles. Mas com a má organização e o número monstruoso de pessoas, deixaram o Humaitá virar um espaço único aonde todos deveriam estar.

4º Volta Alice- Banda boa, animação boa, e gente fantasiada. E sobe ladeira!

5º Bagunça o Meu Coreto- A grande surpresa em Laranjeiras. Musicas animadas as
pessoas nem tanto, mas não se via tanta gente se empurrando.



6º Mamelúdicos Lunáticos e Outros Inerteofóbicos Frenéticos- É com um nome quase que impronunciável e complicado de escrever foi a garantia de um bloco inusitado com som louco, uma bateria minimalista, e muitos malucos fantasiados fazendo coreografias loucas. Valeu a pena!

7º Maria vai com as Outras- Aproveitou a rebarba do Orquestra Voadora e fez um animado desfile com ritmo de despedida do carnaval no epicentro do samba. A Lapa.



Outros blocos que nem foram interessantes assim: ( Isto sem contar com aqueles que os nomes dos blocos eram um mínimo detalhe e com isso acabaram despercebido por aqui e nem foram mencionados, mas pior que tenha sido, valeu a presença)

Azeitona Sem Caroço- Mucha gente! Muito playboy descamisado, muitos bêbados, e
nada de fantasias.

Desliga da Justiça- O bloco do BG não se demonstrou nada de especial.

Corre Atrás - Idem ao do Azeitona Sem Caroço. O único com registro de briga, mas bem de leve.

Bloco Cru- Tinha tudo para ser uma grande atração. Carnaval com Rock, mas por ser um bloco parado, com a lotação superior a esperada, e a falta de vazão do som, fez este bloco ser quase uma grande furada.



É isso. Ah pra finalizar. O grande bloco vencedor do Carnaval do Rio de 2011 foi o da Beija Flor. Sem comentários.

1 comentário:

  1. Caro Pequeno Observador,

    Gostaria de parabenizá-lo pelo post com suas observaçöes (redundante, eu sei!) interessantes sobre o desenpenho dos eleitos melhores blocos!

    Também gostei do texto anterior sobre o inicio do Carnaval e a dica sobre os blocos matutinos (...galera menos bêbada e mais limpinha!!)

    Dá próxima vez divulga mais cêdo!

    Abs

    Maiko

    ResponderEliminar